Apelo

Projeto editorial de uma história em quadrinhos (HQ) criada como tese de Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Design para o bacharelado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Foi Orientado pelo docente Professor Dr. Leandro Veloso e teve com a participação de das Professoras Dr. Priscila Farias e Maria Cecília Loschiavo e da quadrinista Heloísa D'Ângelo como banca.

Teve como foco a conciliação de três temáticas essenciais: a precarização do trabalho presente em aplicativos e entregas, a pandemia de COVID-19 a partir do ano de 2020 e a homofobia.

Processo: entrevistas, storyline, storyboard, rascunho, ilustração digital e impressão em duas cores.
Capas dos seis capítulos
Sinopse: Em São Paulo, dias antes da pandemia de Covid-19 se alastrar pelo mundo, Bruno e Samuel se conhecem através de um aplicativo de relacionamentos chamado “Apelo” e se encontram pessoalmente por acaso. Todavia, não é um mero contato, pois é Samuel o motoboy quem faz a entrega do pedido de Bruno. A partir de então, os dois rapazes começam a sair com frequência e vão se conhecendo cada vez mais à medida em que trabalham juntos. Eis que Samuel é vítima de uma agressão física de cunho homofóbico em um dia comum de trabalho. Os rapazes procuram por ajuda policial, mas não conseguem suporte. Depois de meses de muitas entregas, de dar grau em baile funk e de se arriscar a sair durante a pandemia, os protagonistas se deparam mais uma vez com o agressor em meio ao protesto denominado “Breque dos Apps” em 1 de julho de 2020.
Páginas sobre o quotidiano dos entregadores
Páginas sobre motociata e sobre o universo das lojas de moto
Páginas sobre militância LGBT em São Paulo
Páginas que discutem homofobia
Páginas sobre o protesto entitulado "Breque dos Apps"
Apelo
Published: